Blog

3 Competências Fundamentais para um Advogado de Sucesso

Em meio a tanta concorrência, você advogado pode estar se perguntando em como ser um profissional melhor.

Neste vídeo, quero trazer três competências fundamentais para você ter sucesso na sua advocacia.

No próximo vídeo, eu vou trazer outras 4 competências importantes também.

  1. Aprenda a construir a sua marca para atrair oportunidades e novos negócios

A imagem profissional é um dos recursos mais valiosos que você tem para apresentar. Ela abrirá portas e lhe ajudará a obter melhores oportunidades em sua carreira. Éuma carta de recomendação que fala por você, não importando se você é um advogado autônomo, de empresa ou de escritório de advocacia.

Esta imagem pode ser projetada através de redes sociais e ser vista por todos os seus contatos que no futuro poderão se tornar os seus parceiros, colaboradores ou seus clientes. Portanto, a menos que já seja um profissional extraordinário, consolidado e já posicionado em sua área de atuação, não se descuide disso.

É importante que você faça com que as suas virtudes sejam conhecidas para atrair oportunidades para você. Ninguém deve esquecer que, hoje em dia, não basta o advogado saber da técnica jurídica, mas é fundamental que também saiba de marketing.Ter alma de vendedor é essencial. Para isso, aprender a contar com as novas tecnologias, a fim desenvolver essa marca, mediante o uso da internet e até fora dela.

  1. Fidelize os seus clientes

A fidelização começa com a construção da confiançaE como conseguir isso? Com integridade. Um advogado deve ser honesto com o seu cliente, expondo de forma clara e verdadeira a situação em que se encontra e os possíveis resultados que podem ter. Perder ou ganhar casos faz parte da vida de qualquer profissional, mas se o cliente tem a sensação de que o advogado não quer enganá-lo ou passá-lo para trás, é bem possível que fale bem de seus serviços, recomendando via boca a boca e via redes sociais. Voltando até mesmo a buscá-lo quando tiver um novo problema.

Seja próximo, acessível, aposte em uma ética sólida e faça com que a pessoa que vem ao seu escritório veja em você não apenas um profissional, mas um ser humano que realmente se preocupa com os problemas dele.

3.    Aprenda a negociar, discutir e persuadir

Um bom advogado precisa ser um bom negociador. 

Para tanto, saber discutir de forma coerente e educada e ter a capacidade de contrastar a sua opinião com a da outra parte sem cair em histeria ou teimosia é fundamental.

A arte da persuasão também entra em jogo. O advogado tentará convencer seu oponente que sua versão é mais interessante. A capacidade de argumentaraparece neste momento para persuadi-lo. É preciso mostrar segurança e solidez no discurso e fazer com que o outro veja que você está certo com o desenvolvimento lógico das suas ideias. Alguns nascem com este talento. De toda forma, é algo que pode ser adquirido através da prática, por isso não hesite em treinar.

No próximo vídeo, eu vou trazer mais 4 competências que você precisa saber para ser um advogado de sucesso.