4 Competências fundamentais para o sucesso da liderança nesta era digital
O conceito de liderança, como já sabíamos há algum tempo, vem mudando drasticamente com a consolidação da era digital em que estamos imersos hoje.
Este novo estilo, necessita de pessoas capazes de avançar para uma adaptação ágil e flexível, que lhes permita dominar novas tecnologias e fazer uso delas para superar os desafios apresentados em um ambiente de trabalho que está passando por transições constantes e alterações na estratégia de maneira súbita.
E por que a liderança digital é importante?
Porque os líderes hoje precisam lidar com mudanças sem precedentes, com um futuro imprevisível e desafiador, devido ao avanço imparável do que o Fórum Econômico Mundial chama de quarta revolução industrial .
Neste mundo, a liderança consiste em treinar outros para liderar e criar equipes que possam se auto organizar para otimizar sua operação diária, eliminar hierarquias e processos burocráticos, promover participação, comprometimento, envolvimento e a contribuição de todos.
Por isso, que neste vídeo quero abordar 4 competências necessárias para exercer a liderança apropriada ao momento tecnológico em que estamos vivemos.
-
Fornecer direção, clareza e propósito
O mundo digital é baseado em tecnologia, mas não podemos esquecer que é mediado por pessoas. A liderança moderna precisa sempre comunicar um propósito e fornecer uma direção clara para seus colaboradores. Os líderes devem criar uma visão convincente e transmiti-la com precisão para que toda a equipe entenda o que eles querem alcançar e o porquê.
Os líderes excepcionais são aqueles que têm a capacidade de decifrar desafios complexos e dividi-los em etapas simples para superá-los. Para fazer isso, eles devem inspirar seus colaboradores e criar propostas de valor sustentáveis a longo prazo.
As pessoas alcançam suas melhores realizações quando são motivadas por um propósito significativo e quando encontram o significado de seu trabalho. Quando um colaborador entende o porquê de fazer algo, descobre facilmente como fazê-lo.
-
Permitir participação e incutir responsabilidade
A economia digital baseia-se em desenvolvimentos e inovação contínuos. Os líderes não podem assumir o controle de todos os processos do escritório de advocacia ou do departamento jurídico ou mesmo fingirem que sabem tudo. A abordagem da liderança vertical não é mais sustentável. Portanto, eles devem treinar os seus advogados para que possam trabalhar de forma autônoma, livre e consigam tomar as decisões certas, no momento certo.
As organizações devem promover as lideranças em todos os níveis, criando espaços para participação e entrega de resultados. Para conseguir isso, cada membro da equipe deve ser incentivado a contribuir com ideias e estratégias inovadoras para alcançar objetivos comuns.
Os líderes precisam construir ambientes nos quais os seus colaboradores realmente se apropriam de suas tarefas e são responsáveis por elas. Quando as pessoas se preocupam com as funções que desempenham e trabalham com convicção, é possível alcançar grandes conquistas.
-
Cultivar a inovação da equipe
A complexidade da liderança está em manter o foco no presente, enquanto visualiza o futuro e desenha uma estratégia para abordá-lo com sucesso. A inovação é a melhor maneira para uma organização sobreviver à concorrência acirrada da advocacia, às enormes demandas do mercado e às necessidades dos clientes.
Quando uma organização cria uma cultura de aprendizado, o resultado dos experimentos são sucessos e fracassos que terminam em constantes invenções e inovações. A massificação desse tipo de prática em todos os níveis, impulsiona o apoio necessário, a fim de que as equipes possam percorrer o caminho para o sucesso com segurança.
-
Adaptar-se à pressão e mudanças repentinas
As indústrias tradicionais estão passando por uma transformação acelerada na maneira como operam e como atendem seus clientes. Basta olhar para a ascensão da economia compartilhada que, através do surgimento de aplicativos on-line, revolucionou a maneira como nos hospedamos, como alugamos um carro, como pegamos dinheiro emprestado e até como alugamos um apartamento.
A liderança precisa entender as diversas funções do gerenciamento de talentos para conceituar soluções adaptadas às novas circunstâncias. Portanto, suas equipes devem estar preparadas para serem mais ágeis, flexíveis e adaptáveis a mudanças repentinas e desafiar as zonas de conforto nas quais é tão fácil ser pego.
Um líder de sucesso requer adaptabilidade para gerenciar a pressão, mudanças contínuas e tomar decisões rápidas e informadas.
Em um mundo que vive enquadrado em contínuas mudanças políticas, econômicas e sociais, cujo combustível é a tecnologia e os dispositivos conectados à rede, a liderança nas organizações fará uma diferença…e definirá sua sobrevivência no mercado.
Um líder do século XXI precisa inspirar, motivar e liderar seus colaboradores com otimismo, atitude e confiança. Você tem praticado a sua liderança assim?