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5 dicas de como reter clientes mesmo durante a Crise

Crises não importa a área são sempre momentos delicados para todos. Para os escritórios de advocacia, este momento pode significar uma baixa nos lucros e na produtividade. Além do mais, a queda nas negociações e a perda de clientes influencia negativamente na receita final. E como o advogado pode reter clientes mesmo durante a crise.

Com o objetivo de ajudar a sua advocacia neste momento do mercado, trouxe 5 dicas de como reter clientes mesmo durante a crise.

  1. Entenda o seu público

Para reter seus clientes, você precisa começar entendendo quais estão sendo as maiores dores e preocupações deles neste momento. Pegue uma relação deles e faça um mapeamento destas dores para entender como pode ajudá-los.

Categorize os problemas que estão afetando cada um deles e classifique-os entre os que estão sendo mais afetados pela pandemia até o mínimo.

Em seguida, entre em contato enviando mensagem fornecendo informações que possam auxiliá-los. Mostre a sua preocupação.

Além do mais, tenha um canal mais acessível para que eles possam entrar em contato com você com perguntas importantes e procure monitorá-lo para responder em tempo hábil.

  1. Pegue o telefone e ligue para cada um deles agora

Se você ainda não fez isso, está mais do que na hora. E-mails e textos são meios de comunicação valiosos, mas a humanização e pessoalidade de uma ligação fornece uma melhor compreensão de como seus clientes estão se sentindo e dos desafios que enfrentam. Faça as seguintes perguntas:

  • Como você está?
  • Como está sua empresa?
  • De que formas você pode ajudar ou se há algo que você pode entregar de uma maneira melhor?

Se seus parceiros estão enfrentando dificuldades financeiras, trabalhe com eles em condições de pagamento ou forneça serviços mais baratos temporariamente. Procure maneiras de economizar dinheiro – mesmo que prejudique sua lucratividade no curto prazo – para ajudá-los a superar a tempestade. Este é um território desconhecido para a maioria das empresas; portanto, procure ser um solução durante a crise. Seus clientes não esquecerão.

  1. Mantenha-se por perto

Mantenha um acompanhamento após a ligação inicial. Isso é excelente para gerar confiança em seus clientes.

Desta maneira, você mostra que se preocupa genuinamente com eles e com os negócios deles.

Além do mais, estas ligações permitem que você fique a par das mudanças importantes que estão acontecendo e bem como avaliar como seus negócios estão sendo afetados. Isso lhe permitirá oferecer continuamente diferentes maneiras de ajudar.

Encerre cada conversa determinando as próximas etapas e agendando a próxima chamada.

  1. Seja transparente

Sabemos que momentos de crise podem ser bem difíceis tanto para sua empresa quanto para seus clientes. Neste sentido, ter uma comunicação clara e transparente é o caminho ideal para mostrar respeito e responsabilidade.

Mantenha relações verdadeiras e também, principalmente, ouça feedbacks.

  1. Busque novas soluções

Tudo o que seu cliente não precisa em um momento de crise é mais problemas, não é mesmo?  Portanto além de ter uma comunicação clara e eficiente é preciso trazer soluções.

O que você pode fazer durante a crise para ajudá-lo? De que modo ele pode contar com o seu produto e/ou serviço para contornar esse momento difícil?

Estes são pontos que você pode se focar para encantar o seu cliente, mesmo nestes momentos de crises. Seja proativo, trace planos, proponha soluções, mostre alternativas.  Ao perceber que mesmo durante um momento complicado ele pode contar com você, é mais fácil que ele se torne um cliente fiel.

Com inteligência, sabedoria e uma comunicação eficaz fica mais fácil driblar a crise.  Aprenda lições, revise ações que isso trará excelentes resultados para o seu negócio!

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