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Como Engajar a sua Equipe remotamente na Advocacia

Como Engajar a sua Equipe remotamente na Advocacia

O engajamento à distância se tornou, nos últimos tempos, uma das principais preocupações de escritórios de advocacia e departamentos jurídico que migraram para o home office por conta da pandemia.

Apesar dos inúmeros benefícios do trabalho remoto, a maioria das organizações não estava preparada para uma transição tão brusca.

 O engajamento à distância sempre foi uma tarefa desafiadora para as lideranças, mas se tornou ainda mais crítica nesse momento de incertezas.

Para os gestores, o desafio é manter o feedback constante e usar sua inteligência emocional para motivar os colaboradores, evitando que os profissionais se sintam desamparados e percam a confiança no apoio do líder.

Apesar das pesquisas apontarem que o home office pode aumentar a produtividade — como no estudo de Stanford de 2018 que concluiu que os profissionais remotos têm expedientes mais longos e são mais focados —, não é fácil controlar o desempenho à distância.

Um dos grandes desafios neste sentido são os problemas de comunicação.

Ainda que o gestor seja um grande comunicador, um e-mail mal interpretado ou uma mensagem de voz com um tom mais rígido podem afetar os colaboradores, exigindo o dobro de atenção e cuidado.

As soluções de engajamento à distância não serão úteis apenas para a situação atual, mas também para seu gerenciamento de equipes remotas no futuro.

Neste vídeo, quero trazer algumas dicas de como engajar a equipe remotamente na advocacia:

1. Aumente a frequência das reuniões 

Uma das medidas mais importantes para melhorar o engajamento à distância é aumentar a frequência das reuniões, que devem ser realizadas preferencialmente por chamada de vídeo — o formato mais próximo de uma interação presencial.

Segundo a pesquisa da Gartner, 40% das empresas aumentaram as reuniões de check-up (one-to-one) entre líderes e colaboradores, enquanto 32% adotaram novas ferramentas para reuniões online.

2. Mantenha as equipes informadas sobre a crise

Outro dado importante da pesquisa da Gartner é que 56% dos líderes apresentaram um plano de ação para lidar com a Covid-19, deixando claro como a empresa pretende agir para contornar a situação.

Esse passo é fundamental para transmitir confiança e segurança aos colaboradores, além de reforçar o compromisso da empresa com a saúde de seus funcionários e sustentabilidade do negócio.

Além do plano de contingência, é importante atualizar a equipe constantemente e manter um diálogo aberto sobre as condições do negócio durante a crise.

3. Personalize a gestão

Esse é o momento dos líderes terem empatia e reconhecerem que a situação de cada colaborador é única.

Para começar, cada profissional tem suas dificuldades e distrações em casa, considerando que as escolas estão fechadas e as famílias ainda tentam se adaptar ao isolamento repentino.

Cabe ao líder identificar as necessidades de sua equipe e flexibilizar o trabalho para manter o engajamento à distância.

Você pode, por exemplo, definir horários de trabalho adaptados à realidade de cada um e facilitar as entregas, levando em consideração a jornada dupla que muitos estão cumprindo em suas casas para apoiar a família e cuidar dos filhos.

4. Defina novas metas e acompanhe o progresso

Diante do cenário de paralisação econômica, será preciso rever as metas individuais e coletivas na empresa.

O importante é deixar claras as novas metas e acompanhar o progresso dos colaboradores da mesma forma que no escritório, pois as avaliações e feedbacks são combustíveis essenciais do engajamento à distância.

5. Diversifique as ferramentas de comunicação

A tecnologia também é essencial para o engajamento à distância.

A dica é ir além do e-mail e aplicativos de mensagens, adotando ferramentas colaborativas, com interação por vídeo e em formatos de redes sociais como Slack, Zoom, Basecamp e Loom.

E aí por aí, o que vocês têm feito para engajam os colaboradores em home-office? Deixa sua dica por aqui!

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