Blog

Como lidar com dias de baixa produtividade?

Todos nós temos dias mais improdutivos. Aqueles em que concentração está baixa, a cabeça está aérea, que a gente está doente, cansado, passando por problemas familiares ou simplesmente de saco cheio. Dias improdutivos fazem parte da natureza humana.

Primeiro lugar, ao invés de se cobrar por isso, respeite-se. Eu procuro ter uma relação de bastante autenticidade comigo mesma. Por mais que eu ame o que faço, há dias que a minha produtividade não está em 100%. Eu reconheço isso e procuro adotar algumas maneiras de como lidar com isso que gostaria de dividir aqui com vocês.

Faça uma pequena pausa

Embora essa primeira sugestão pareça improdutiva em si mesma, fazer uma pausa permite que a gente dê um tempo do trabalho que não está sendo realizado. E tem dias que não adianta insistir, é melhor dar um tempo mesmo. Nesse período, eu procuro fazer alguma outra atividade… caminhar, fazer alguma atividade física ou se for excesso de cansaço, dormir um pouco. Isso me ajuda bastante a recuperar a energia e foco. Ficar dando murro em ponta de faca não adianta. Entender a causa da improdutividade é uma ótima maneira de arrumar uma solução.

Enfrente outra tarefa

Às vezes, a gente não consegue se concentrar em uma determinada tarefa, não importa o que se faça. Em vez de perder tempo frustrada por não conseguir fazer isso, mudo para fazer uma outra coisa. Isso me permite lidar melhor com o trabalho que precisa ser feito, enquanto obtenho uma pausa necessária daquilo que está prejudicando  a minha produtividade.

Use o tempo improdutivo para se planejar

Se é aquele dia que realmente não está rendendo, faço aquilo que não tem jeito e uso o dia para planejar os próximos. Dou uma olhada no cronograma, descubro o que preciso fazer para as próximas semanas e crio um cronograma de produtividade melhor para compensar o tempo perdido. Planejar parece perder tempo, mas, ao contrário, é uma atividade que nos dá uma visão do todo e ajuda demais para ver os próximos passos.

Elimine toda e qualquer distração

Um dia improdutivo não é necessariamente causado por cansaço ou falta de motivação. A causa disso pode ser apenas muita interrupção… e-mails chegando ou o toque constante do celular. Neste momento, coloco o celular no modo não perturbe, fecho o e-mail…reduzir o número de distrações ajuda, você não sabe o quanto.

Faça seu trabalho quando você se sentir mais produtivo

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, enquanto outras podem fazer o seu melhor trabalho mais a noite. Descubra quando você é mais produtivo e faça seu trabalho nesse período. A menos que você tenha um projeto com vencimento imediato ou um que deva ser realizado em um determinado período de tempo, é melhor trabalhar quando seu corpo e sua mente acharem o mais fácil. No meu caso é na parte da noite. O meu rendimento é bem melhor e nestes dias eu uso esta força ao meu favor.

Produza um esboço do seu trabalho e depois você aperfeiçoe

Tem dias que determinado trabalho não fica redondo, não importa o que se faça. Então, procuro produzir um esboço dele. Alguma coisa já é melhor que nada. Depois de concluir o esboço básico, fica bem mais fácil realiza-lo num próximo momento de alta produtividade.

Fato é que não conseguimos ser produtivos 100% dos dias. O importante é apenas ter cuidado para não deixar que a falta de produtividade nos impeça de alcançar nossos objetivos!