Blog

Como melhorar o seu foco nesta pandemia?

Como melhorar o seu foco nesta pandemia?

O foco é o ato de concentrar o seu interesse em algo ou alguma coisa. Nesta definição, existe uma necessidade que fica subentendida: para se concentrar em uma coisa, você precisa, necessariamente, ignorar muitas outras.

Portanto, o foco verdadeiro só ocorre, quando dizemos “sim” a uma opção e um “não” a todas as demais.

A eliminação é um pré-requisito para o foco.  Nas palavras de Tim Ferriss, autor de Trabalhe 4 horas por semana: “O que você não faz determina o que você pode vir a fazer.” 

É claro que o foco não exige de você um não permanente, mas apenas que dê uma parada nas outras coisas naquele momento específico.

E o que podemos fazer para nos concentrarmos nas coisas que importam e ignorar aquelas que não? Por que não consigo focar?

A maioria das pessoas acaba tendo problemas para focar pela dificuldade de decidir.

O que eu me refiro aqui é que, tanto você, como a maioria dos seres humanos saudáveis, tem um cérebro que é capaz de se concentrar se todas as distrações forem afastadas.

Já teve em mãos alguma tarefa ou trabalho que você tinha que entregar de qualquer jeito? O que aconteceu no fim das contas?

Provavelmente você acabou cumprindo com a obrigação, porque a pressão do prazo lhe forçou a controlar a ansiedade, deixar de lado o hábito nocivo de multitarefar e a decidir se concentrar.

Talvez você tenha procrastinado até onde deu, mas chegou a um ponto que as coisas se tornaram urgentes e você foi levado a fazer o que deveria.

Outras vezes, no lugar de assumir o difícil trabalho de escolher uma coisa só para se concentrar e realizar, nós nos convencemos de que fazer muitas coisas ao mesmo tempo em torno da tarefa principal é uma opção melhor.

E como superar esta tendência de ser multitarefa para concentrar a sua atenção e melhorar o seu foco nesta pandemia?

  1. Escolha uma tarefa-âncora

Uma das principais melhorias que você pode fazer na sua vida é começar a atribuir uma (e apenas uma) prioridade para cada dia de trabalho.

Nada de mil tarefas só para parecer ocupado e competente.

É óbvio que você pode até planejar nos intervalos concluir outras tarefas durante aquele dia, mas a tarefa prioritária é a única coisa que é inegociável. Você tem que concluir. O autor de James Clear chama isso de “tarefa âncora”, porque é a base em torna da qual se sustenta e gira o seu dia.

A vantagem de escolher uma prioridade é que ela naturalmente guia o seu comportamento, forçando-lhe a organizar a sua vida em torno dessa única responsabilidade.

  1. Gerencie a sua energia, ao invés do seu tempo

Se uma tarefa exigir toda a sua atenção, programe-a para uma hora do dia que você tenha energia necessária para se concentrar.

Eu, por exemplo, sou mais criativa pela manhã. Portanto, toda vez que tenho que escrever e produzir conteúdo, adivinha qual horário escolho? E normalmente, antes de começar a atender clientes ou participar de reuniões. Acordo mais cedo para isso.

Quase todas as estratégias de produtividade são focadas em administrar melhor o seu tempo, mas ele acaba sendo um tanto quanto inútil se você não tiver energia para concluir o trabalho que está envolvido.

  1. Tire todas as notificações do celular

Eu costumo colocar no não perturbe de ele quietinho por lá. É muito difícil ter foco, quando o seu celular está do seu lado, com a telinha piscando a todo momento.

Acabo estabelecendo intervalos para olhá-lo e dar andamento às necessidades que aparecem por ali.

Assim tenho mais controle do meu tempo.

  1. Remova todas as tarefas que possam lhe distrair no seu período mais focado

Se conseguir fazer o que há de mais importante no primeiro horário do dia, excelente. Até porque, se surgir um imprevisto você já avançou.

Independente da estratégia que você use, lembre-se sempre que ao notar o mundo tentando distrai-lo, tudo o que você precisa fazer é se comprometer com uma coisa. Apenas uma coisa. Aquela que é a mais importante e que você precisa fazer.

No começo não é necessário fazer uma mudança de 180º, mas apenas iniciar. Estas são boas estratégias para melhorar o seu foco durante a pandemia. E tenha em mente que o mundo tentará roubar o seu tempo. A proteção dele cabe a você!