Como melhorar o seu foco nesta pandemia?
Como melhorar o seu foco nesta pandemia?
O foco é o ato de concentrar o seu interesse em algo ou alguma coisa. Nesta definição, existe uma necessidade que fica subentendida: para se concentrar em uma coisa, você precisa, necessariamente, ignorar muitas outras.
Portanto, o foco verdadeiro só ocorre, quando dizemos “sim” a uma opção e um “não” a todas as demais.
A eliminação é um pré-requisito para o foco. Nas palavras de Tim Ferriss, autor de Trabalhe 4 horas por semana: “O que você não faz determina o que você pode vir a fazer.”
É claro que o foco não exige de você um não permanente, mas apenas que dê uma parada nas outras coisas naquele momento específico.
E o que podemos fazer para nos concentrarmos nas coisas que importam e ignorar aquelas que não? Por que não consigo focar?
A maioria das pessoas acaba tendo problemas para focar pela dificuldade de decidir.
O que eu me refiro aqui é que, tanto você, como a maioria dos seres humanos saudáveis, tem um cérebro que é capaz de se concentrar se todas as distrações forem afastadas.
Já teve em mãos alguma tarefa ou trabalho que você tinha que entregar de qualquer jeito? O que aconteceu no fim das contas?
Provavelmente você acabou cumprindo com a obrigação, porque a pressão do prazo lhe forçou a controlar a ansiedade, deixar de lado o hábito nocivo de multitarefar e a decidir se concentrar.
Talvez você tenha procrastinado até onde deu, mas chegou a um ponto que as coisas se tornaram urgentes e você foi levado a fazer o que deveria.
Outras vezes, no lugar de assumir o difícil trabalho de escolher uma coisa só para se concentrar e realizar, nós nos convencemos de que fazer muitas coisas ao mesmo tempo em torno da tarefa principal é uma opção melhor.
E como superar esta tendência de ser multitarefa para concentrar a sua atenção e melhorar o seu foco nesta pandemia?
-
Escolha uma tarefa-âncora
Uma das principais melhorias que você pode fazer na sua vida é começar a atribuir uma (e apenas uma) prioridade para cada dia de trabalho.
Nada de mil tarefas só para parecer ocupado e competente.
É óbvio que você pode até planejar nos intervalos concluir outras tarefas durante aquele dia, mas a tarefa prioritária é a única coisa que é inegociável. Você tem que concluir. O autor de James Clear chama isso de “tarefa âncora”, porque é a base em torna da qual se sustenta e gira o seu dia.
A vantagem de escolher uma prioridade é que ela naturalmente guia o seu comportamento, forçando-lhe a organizar a sua vida em torno dessa única responsabilidade.
-
Gerencie a sua energia, ao invés do seu tempo
Se uma tarefa exigir toda a sua atenção, programe-a para uma hora do dia que você tenha energia necessária para se concentrar.
Eu, por exemplo, sou mais criativa pela manhã. Portanto, toda vez que tenho que escrever e produzir conteúdo, adivinha qual horário escolho? E normalmente, antes de começar a atender clientes ou participar de reuniões. Acordo mais cedo para isso.
Quase todas as estratégias de produtividade são focadas em administrar melhor o seu tempo, mas ele acaba sendo um tanto quanto inútil se você não tiver energia para concluir o trabalho que está envolvido.
-
Tire todas as notificações do celular
Eu costumo colocar no não perturbe de ele quietinho por lá. É muito difícil ter foco, quando o seu celular está do seu lado, com a telinha piscando a todo momento.
Acabo estabelecendo intervalos para olhá-lo e dar andamento às necessidades que aparecem por ali.
Assim tenho mais controle do meu tempo.
-
Remova todas as tarefas que possam lhe distrair no seu período mais focado
Se conseguir fazer o que há de mais importante no primeiro horário do dia, excelente. Até porque, se surgir um imprevisto você já avançou.
Independente da estratégia que você use, lembre-se sempre que ao notar o mundo tentando distrai-lo, tudo o que você precisa fazer é se comprometer com uma coisa. Apenas uma coisa. Aquela que é a mais importante e que você precisa fazer.
No começo não é necessário fazer uma mudança de 180º, mas apenas iniciar. Estas são boas estratégias para melhorar o seu foco durante a pandemia. E tenha em mente que o mundo tentará roubar o seu tempo. A proteção dele cabe a você!