Blog

Elementos Fundamentais para uma Boa Liderança nesta Pandemia

Elementos Fundamentais para uma Boa Liderança nesta Pandemia

Para quem acha que o mundo está em pausa, gostaria de ressaltar que essa sensação é um ledo engano. A adaptação do mercado, a busca por inovações e por soluções para resolver os nossos atuais problemas só tem feito os mercados acelerarem. E quem não se atentou ainda pra isso, é interessante se ligar!

Sem dúvida, estamos vivendo alguns dias inéditos, especialmente frente às incertezas sobre o futuro.

Colaboradores trabalhando de casa, novas configurações para atender o cliente com o uso de ferramentas online, equipes remotas… Todos tentando se reinventar da noite para o dia, com a adição da ansiedade causada pela situação de distanciamento, inúmeras mudanças legislativas, os desafios para conciliar a rotina do trabalho com a do lar e o gerenciamento das emoções que levam à procrastinação, desânimo ou, simplesmente, dificuldade de concentração.

É exatamente por conta de todo este cenário que o papel do líder nunca se fez tão fundamental. Motivar a equipe, garantir que ela permaneça unida, que reme com foco em um objetivo e que continue eficiente e operacional são alguns deles.

E como faz isso?

Não é simples manter a motivação e focar nos resultados com uma equipe que você não vê, não está perto e pode se sentir dispersa trabalhando em casa. Ainda mais para aqueles que não estão acostumados. O trabalho remoto é um desafio.

Ainda mais, porque, para muitos, o sentimento de solidão e falta de envolvimento aparece. Mesmo conectados e realizando reuniões virtuais, muitos clientes têm me pontuado esta sensação.

Aliado a isso, é necessário aprender a gerenciar as reuniões virtuais para que elas não sejam altamente improdutivas ou caóticas e reduzir a cultura do comando e controle, que continua a prevalecer em muitas organizações, na qual se acredita que os trabalhadores precisam ser “vigiados” para trabalhar. Se este já não era o melhor caminho trabalhando presencialmente, à distância então é que realmente não é mesmo.

Para começar a falar de uma boa liderança neste período, não podemos deixar de falar, primeiramente, na empatia.

Compreender a situação do outro, dos seus pares ou colaboradores é essencial, mas não é a única habilidade que um líder deve ter. Para contagiar a equipe, ele também precisa manter a sua motivação.

Demonstrar a paixão pelo seu negócio, o foco nos objetivos e a capacidade de reinvenção são ingredientes para transmitir a energia necessária, a fim de superar algumas barreiras anteriormente citadas.

Além disso, existem outros elementos fundamentais para a liderança nesta pandemia:

Estabelecer objetivos claros:

É necessário ter objetivos claros de curto, médio e longo prazo. Ainda mais nesta situação atual de home office e incerteza, a fim cada um possa focar em suas tarefas.

Confiança

É complicado manter uma cultura de comando e controle à distância. Quanto mais conseguir desenvolver confiança entre os seus, mais você eleva o moral da equipe por entender que o seu líder confia nela.

Produtividade

Se o seu time tiver com dificuldade de se organizar, dê uma mão, use ferramentas de gerenciamento de equipe para facilitar este planejamento.

Comunicação

Nesse momento, precisamos multiplicar nossos esforços para permanecer conectados, a fim de para mitigar os efeitos da sensação de solidão. É preciso estar atento também às mensagens que podem ser distorcidas pela comunicação digital.

Autogestão emocional

As emoções são contagiosas. Cuidado com as emoções um do outro. Confinamento causa medo, confusão, raiva, angústia, tristeza …, um barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento. E isso pode ser transmitido. Portanto, é necessário um bom autogerenciamento emocional, compreensão e ter mais tolerância às emoções.

Sociabilidade

Nós somos seres sociais. Portanto, é importante se preocupar em manter o espírito de equipe, o reconhecimento e o senso de pertencimento. Troque com a sua equipe, dê feedbacks, elogie os trabalhos e comemore os êxitos. Mesmo online isso não deve ser esquecido.

Utilize a inteligência coletiva

Este é um bom momento para pedir ideias, lançar desafios e começar a inovar todos juntos, pensando nessa nova complexidade em que estamos vivendo

Condições de trabalho adequadas

Não se esqueça que tudo isso não faz muito sentido se você não tiver certeza antes de que a sua equipe tem as condições de trabalho adequadas…internet, computador, sistema.

Não temos nenhuma certeza do dia de amanhã, mas escolher e investir nas pessoas que estarão no barco junto com você, cuidando para que estejam remando na mesma direção lhe ajudará a ter apoio, bem como a ver oportunidades para vencer este desafio.

 

Para ler mais sobre liderança, clique em:

https://thelemacoaching.com.br/criatividade-e-lideranca-o-que-podemos-aprender-com-as-criancas/