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Como os escritórios de advocacia podem se beneficiar dos seus advogados ativos em redes sociais?

Os escritórios de advocacia vêm lutando para colocar em perspectiva o uso das redes sociais pelos seus colaboradores; se por um lado, alguns já entenderam o tremendo potencial que elas possuem em termos de negócios; por outro lado, eles querem se precaver de suas armadilhas.

E é sobre isso que quero falar neste vídeo.

O rápido crescimento das redes sociais abriu enormes oportunidades de negócios para os escritórios de advocacia, tanto em termos de alcance, quando de penetração no mercado. Hoje, o marketing na internet tem crescido bastante representando uma fatia cada vez maior de investimento dos escritórios.

Além das contas oficiais usadas pelas equipes de marketing, a ampla adoção e uso das mídias sociais pelos colaboradores em suas vidas pessoais apresenta uma enorme oportunidade de negócios adicionais, que nem todas as organizações sabem aproveitar, sem ter que aumentar o seu orçamento de marketing. É dinheiro indo embora!

Se por um lado há uma série de ganhos organizacionais, muitos escritórios tendem a se esquivar disso, devido ao medo do impacto negativo do uso das redes sociais pelos colaboradores na imagem da organização.

É provável que os advogados ativos em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, WhatsApp etc. tenham um grande número de ‘amigos’ e seguidores nessas plataformas, que podem ser clientes em potencial, parceiros de negócios ou colaboradores do escritório. Com o uso adequado das redes sociais, este advogado torna-se efetivamente um embaixador da marca da organização na comunidade online da qual faz parte.

Além do mais, dada a quantidade de horas que os advogados passam no trabalho e o número de colegas que eles têm em seus círculos sociais (online e offline), as linhas de fronteira entre a vida pessoal e profissional estão ficando cada vez mais tênues. Este é um fato, quer a organização aceite ou não.

As redes sociais estão aqui para ficar. Não importa como evoluam, cada vez mais desempenharão um papel maior na vida pessoal e profissional dos colaboradores, não importando o quanto a organização opte por ignorá-la.

Portanto, como você pode se utilizar disso de uma maneira benéfica para o seu escritório de advocacia?

Vários tipos de posts compartilhados nas mídias sociais podem ser benéficos para a sua organização:

  1. Posts sobre atualizações organizacionais:

  • Reconhecimentos conquistados pelo escritório ou pelos advogados;
  • Participação em conferências, seminários ou congressos;
  • Participação em causas sociais e eventos esportivos, corridas e coisas do tipo;
  • Entrevistas ou palestras;
  • Outras atualizações, como mais colaborador se tornando um sócio do seu escritório, por exemplo;
  1. Posts sobre acontecimentos no local de trabalho:

  • Atividades diferenciadas dentro dele;
  • Atividades externas de integração.
  1. Posts sobre atualizações pessoais:

  • Fotos e vídeos de viagens, férias, aventuras, eventos pessoais, mostrando que o advogado tem uma vida fora do ambiente de trabalho e é incentivado a isso.
  • Artigos ou conteúdos que tenham a ver com a advocacia praticada pelo escritório.

Essas postagens criam uma imagem positiva da organização aos olhos do público em geral, bem como das principais partes interessadas, como os colaboradores em potencial, parceiros de negócios e clientes.

Além disso, atualizações positivas sobre a organização compartilhada nas mídias sociais, como reconhecimento, prêmios e notícias, podem ajudar a criar uma imagem da organização como um local em que os colaboradores têm grandes perspectivas de futuro. E isso é fundamental, gente, para a atração de talentos, além da remuneração usual e de outras políticas.

As atualizações compartilhadas por ‘amigos’ ou ‘amigos de amigos’ nas mídias sociais têm credibilidade adicional. É bastante difícil para a mídia tradicional e até para a mídia social oficial, direcionar essas mensagens para colaboradores em potencial, em comparação com a propagação dessas mensagens pelas redes sociais dos advogados.

E que tipo de post são ruins?

Embora o uso pessoal de mídias sociais possa beneficiar as organizações de várias maneiras, como as que eu sugeri antes, também podem haver armadilhas em potencial, que precisam ser evitadas para evitar a criação de uma imagem negativa do escritório.

É exatamente com isso que a maioria das organizações está preocupada. Portanto, quando se trata de redes sociais, seguem os tipos de postagens que devem ser evitadas:

Tipo # 1: Postagens discriminatórias

Publicações ou comentários com implicações raciais, religiosas ou políticas;

Tipo # 2: Hiperexposição

Fotos bebendo todas em baladas, usando qualquer outro tipo de droga e mostrando tudo isso nas redes;

Tipo 3: postagens negativas

Notícias, rumores ou opiniões negativas sobre a organização.

É muito importante que os colaboradores usem as mídias sociais de maneira responsável, mesmo em sua capacidade pessoal, para evitar danos à reputação da organização.

No entanto, considerando seu enorme potencial, não aproveitar o poder do seu uso por medo de um possível impacto negativo, olha, eu vou te dizer: não é uma coisa muito inteligente.

Como tirar o máximo proveito da divulgação dos seus advogados nas mídias sociais?

Procure criar uma política forte sobre as redes sociais, orientando claramente em relação que deve e o que não dever ser publicado.

Sócios e lideranças devem dar o exemplo para que outros possam seguir e isso se tornar um hábito; criando uma cultura de compartilhamento social de informações positivas.

Canalizada na direção certa, com os devidos controles e contrapesos, a atividade da mídia social dos colaboradores pode fornecer enormes dividendos para a organização.

No entanto, isso precisa ser direcionado, monitorado e gerenciado de maneira eficaz para garantir que não haja consequências negativas. Não é mais inteligente, no mundo de hoje, optar por ignorar esta enorme oportunidade.

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