Blog

Foi demitido. E agora?

Ser demitido é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, independente da sua competência profissional. Afinal, se para morrer basta estar vivo, para ser demitido, hoje em dia, basta estar empregado.

Acontece que após uma situação como estas, é natural se sentir chateado, injustiçado ou mesmo frustrado, se a demissão foi repentina e, principalmente, injusta.

Ser demitido implica numa sensação de rejeição e também numa incerteza em relação ao futuro, porque, em geral, não há outro emprego esperando por você.

De toda forma, é importante levantar a cabeça e exercitar a sua resiliência. Afinal, não é o fim do mundo. E embora isso possa se traduzir numa fase com maiores dificuldades, é fundamental aprender a gerenciar esta situação e evitar levá-la ao extremo.

Neste vídeo, portanto, compartilho algumas ideias que podem lhe ajudar nesta fase de sua vida.

1.    Viva o luto

Respeite este sentimento. Dê-se um tempo, se achar necessário, para lamentar a perda. Em algumas situações, há bastante para absorver. Permita-se, portanto, processar as emoções conturbadas.

Contudo, faça isso por um tempo limitado. Depois de alguns dias, respire fundo, recobre as suas forças e bola pra frente. É importante voltar a enfrentar o mundo novamente.

2.    Organize-se

A melhor maneira de enfrentar este período de incertezas é se organizando o máximo possível.

Verifique a sua situação financeira antes de começar a tomar decisões. Se for necessário, reduza as despesas que não precisam ser feitas e considere fazer alguns trabalhos autônomos para gerar alguma renda, enquanto você não se recoloca.

3.    Explore o seu networking

É importante que você faça uma lista de todas as pessoas que conhece e que eventualmente poderão ajudá-lo a conseguir um novo emprego. Coloque nela, inclusive, as pessoas que você não vê há muito tempo.

Entenda que encontrar a pessoa ideal para um cargo é tão trabalhoso para você, quanto para uma empresa que está em busca de alguém.

Portanto, se uma pessoa conhece o seu trabalho, mas não sabe da sua disponibilidade ou não lhe vê há muito tempo, as chances são pequenas de que se lembre de você.

Se entrar em contato, mostrando a sua disponibilidade e o seu interesse, pode ser que daí uma porta se abra. Nunca se sabe. O “não você já tem.

4.    Reveja o seu currículo e as suas redes sociais

Ser demitido é uma excelente oportunidade para rever o seu currículo, a fim de deixá-lo bem apresentável para as próximas oportunidades.

Atualize-se neste sentido para não enviar um documento que lhe desfavoreça.

Ressalte as suas principais realizações, aquilo que irá enaltecer as suas competências na carreira e possam mostrar um diferencial.

Aprenda a se vender, inclusive, nas redes sociais. Construir uma marca é fundamental para o profissional hoje em dia. Se você não fez isso, enquanto estava empregado, comece a investir neste uso das redes agora. Com tanta concorrência no mercado, isso pode ser um grande diferencial.

5.    Tenha um plano B

Não há uma previsão sobre quanto tempo você levará para se recolocar. Portanto, é interessante aproveitar o tempo livre para planejar outras opções.

Costumo dizer que o advogado pode ficar sem emprego, mas só fica sem trabalho, se quiser. Você pode começar a desenvolver a sua marca na advocacia e abrir possibilidades de novos negócios, por exemplo.

No mundo de hoje, o que não faltam são maneiras para você se repaginar. A carreira é uma maratona e não, uma corrida de 100 metros. Com a longevidade aumentando, quantos anos você acredita que ainda terá que trabalhar?

Se você começar a pensar sobre outras possibilidades que lhe fazem feliz, pode se redescobrir em sua vida profissional, criando um caminho de muito mais realização e de sucesso.

O importante é perceber que ser demitido não é o fim do mundo. É verdade que essa situação lhe tira da sua zona de conforto, mas não é exatamente fora dela que a mágica acontece?

Isso pode até lhe deixar preocupado. No entanto, se você assumir uma atitude positiva e ativa, certamente poderá fazer deste limão uma excelente limonada para a sua vida.