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Iniciando em um Novo Emprego – O que não fazer?

Parabéns! Você está arrumou um novo emprego e quer começar com o pé direito. Seja com os seus colegas ou com o seu chefe, as primeiras impressões são duradouras e você não quer queimar o filme, tendo depois que passar uns dias ou semanas corrigindo-as.

Neste pout-pourri de ansiedade, estresse e motivação, trago 4 dicas do que não fazer para ajudá-lo nestes primeiros dias numa nova organização.

1.     Não fale mal do seu emprego anterior

À medida que você vai conhecendo os seus novos colegas, é provável que acabe conversando sobre o seu último emprego. Se saiu desiludido, se ainda está chateado com a situação, pode acabar abordando o assunto de uma maneira mais emotiva.

É claro que estas histórias podem gerar algumas risadas, mas como você é um novo membro da equipe, isso pode acabar acendendo uma luz negativa. Ouvi-lo reclamar pode criar uma má impressão.

Em poucos meses, quando as pessoas passarem a lhe conhecer, a qualidade de seu trabalho e sua lealdade, você poderá falar com tranquilidade destas histórias sem maior repercussão. Mas, no início, é importante criar uma imagem positiva.

2.     Seja pontual

A maioria dos líderes razoáveis, hoje em dia, tendem a ser flexíveis. Eles vão entender se você tiver que chegar atrasado por causa de uma consulta ao dentista para limpeza dos dentes pela manhã ou fizer se um almoço mais demorado por opção.

Contudo, mesmo que você tenha o gestor mais flexível do mundo, até certo ponto, procure ir ganhando estes privilégios. Nas suas primeiras semanas de trabalho, é importante estabelecer uma reputação de ser alguém responsável e engajado. Portanto, a menos que seja algo inevitável, procure se manter no horário combinado.

Depois de algumas semanas, você terá uma melhor noção da cultura da empresa e não haverá maiores problemas em aproveitar esta flexibilidade com a sua reputação já estabelecida. Ninguém ficará se perguntando se você foi realmente ao dentista ou chegou tarde, porque perdeu a hora de acordar.

3.     Não julgue os seus colegas de trabalho

Quando você está começando num novo trabalho, pode ficar tentado a rotular com alguma rapidez os seus colegas. Fulano é irritante, sicrano é desorganizado e por aí vai.

Embora seja inevitável para o nosso cérebro não criar as suas primeiras impressões. Estas suposições nem sempre são precisas. Depois de alguns meses conhecendo os seus colegas, poderá descobrir que por detrás do sicrano aparentemente desorganizado, existe uma mente brilhante e criativa ou que o fulano irritante por ser tagarela é um especialista em falar em público.

Portanto, por mais que seja difícil, segure o seu ímpeto de rotular de cara as pessoas. Uma vez que você tenha uma maior compreensão das forças e das personalidades de seus colegas, poderá utilizar tudo isso de uma forma muito mais precisa, entendendo com quem deseja trabalhar em determinados casos, sabendo o que esperar de cada pessoa.

4.     Cuidado com o excesso de questionamentos

Ser proativo, ter sugestões e chegar motivado para resolver problemas é ótimo.

O erro surge quando o novo colaborador começa imediatamente a questionar o seu gestor ou as decisões da liderança sem uma maior compreensão do contexto, sem trazer uma sugestão válida de como implementar uma mudança ou sem o entendimento sobre temperamento deste chefe e de como ele irá aceitar a sugestão. Em outras palavras, dá a impressão de estar apenas reclamando.

Para fazer as sugestões mais eficazes e, eventualmente, propor mudanças, pode ser benéfico realmente mergulhar nos desafios da sua área, esforçando-se para entender o cenário, aquilo que já foi tentado e o porquê desta mudança ainda não ter acontecido. Também é útil conhecer um pouco melhor o seu chefe para entender a sua personalidade e a melhor forma de comunicação. Assim, você pode apresentar sugestões de uma maneira que seja mais provável de serem aceitas.

Tomar essas precauções extras ao começar num novo emprego irão lhe ajudar a construir uma imagem mais positiva, aumentando as chances de sucesso no futuro.

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