Blog

Marca Pessoal para o Jovem Advogado

5 Pontos sobre o Desenvolvimento da Marca Pessoal que o Jovem Advogado precisa saber

A marca pessoal não é exclusiva para sócios de escritórios de advocacia ou para cargos de diretoria e gerência jurídica nas organizações. Ela vai muito além dos papeis institucionais de liderança.

Também não é uma necessidade exclusiva para pessoas que procuram avançar em direção a estas posições no futuro. A marca pessoal é uma ferramenta na qual todos devem se engajar para ajudar a solidificar sua carreira. Independentemente da idade, cargo ou setor, a marca pessoal pode ajudá-lo a se tornar mais visível, conhecido e memorável no mercado. Como jovem profissional, é bastante interessante estabelecer essa base sólida para sua carreira que está começando.

Neste vídeo, quero falar sobre cinco dicas e habilidades para você aprimorar, a fim de estabelecer uma marca pessoal já como advogado jovem:

  1. Estabeleça um objetivo inicial e não tenha medo de ajustá-lo depois

Como um jovem profissional que está começando a navegar no novo mundo da vida profissional pode ser difícil descobrir o seu grande objetivo. Isso é compreensível. Afinal, até a faculdade, tudo era alinhado para você e não havia espaço, nem necessidade de ter que escolher muita coisa. Contudo, é interessante você buscar delinear o que busca fazer com a sua carreira nos próximos primeiros anos.

Então, deixo aqui alguns pontos para você refletir:
  • Onde pretende chegar em 3 anos?
  • Que experiências de trabalho gostaria de ter?
  • Alguma área do Direito já lhe encanta mais?
  • Como você pode melhorar o seu currículo do ponto de vista educacional?

Coloque estes primeiros passos no papel. Assim você vai começando a moldar de uma maneira mais clara a sua vida. Em 5 anos, você pode ter uma grande epifania e realmente entender por que ama o que faz ou se está fazendo aquilo que ama. Portanto, volte sempre a este papel para refletir sobre isso. Estes objetivos não são estáticos. Nem devem ser.

  1. Monitore a sua presença online

Na era de hoje, nossa presença online costuma, muitas vezes, ser a primeira impressão que causamos em alguém. Seja para o bem ou para o mal, grande parte de nossas vidas agora está documentada online. Perfis nas redes, alguma notícia que tenhamos saído e por aí vai…

É importante lembrar disso e tomar algumas precauções para garantir que sua presença on-line esteja fazendo prova a seu favor. Reserve um tempo para fazer uma varredura com calma e analisar o que está aparecendo sobre você.

Pesquise seu nome para ver vem como resultado. Assuma o controle de sua presença online e saiba onde e como você aparece online.

  1. Construa networking e encontre um mentor

Entender o seu caminho no início da sua vida profissional pode ser bastante desafiador. É preciso sair da zona de conforto, fazer novas conexões e estar disposto a superar certos limites pessoais. Fazer networking é excelente para isso. Não só para conhecer pessoas que estão passando pelos mesmos desafios que você, como aquelas que podem lhe dar oportunidades e dicas em relação aos próximos passos.

Ser capaz de conversar e conhecer pessoas em seu campo pode ajudá-lo e muito.

Encontrar um mentor também pode ser uma excelente estratégia para impulsionar o seu sucesso. Ter alguém com quem conversar sobre opções de emprego, conflitos no local de trabalho e navegar no mundo profissional pode ajudá-lo a obter informações valiosas.

Além do mais, as histórias dessa pessoa podem lhe motivar e lhe inspirar para que você escreva a sua própria.

  1. Aprenda a se comunicar para além das peças

A comunicação escrita e falada assume um papel muito importante na vida do advogado hoje em dia. Escrever artigos, fazer conteúdos, comunicar-se com clientes, redigir bons e-mails, falar em público são as diversas formas de potencializar a comunicação a seu favor.

Portanto, se você acha que precisa aperfeiçoar a sua comunicação escrita e falada, reserve um tempo para fazer isso. Peça feedbacks construtivo do seu chefe ou mentor. Mostre iniciativa e desenvolva estas habilidades de comunicação.

  1. Nunca pare de aprender

O aprendizado não para quando você se torna adulto ou inicia sua jornada profissional. Ele não para quando você sai da escola. Pelo contrário, ele está apenas começando.

Não apenas você precisará aprender sobre a dinâmica do local de trabalho, mas para avançar em sua carreira, é importante ter a proatividade de correr atrás das oportunidades do aprendizado. Participe de cursos, mostre-se interessado para o seu chefe, abrace novos desafios, demonstre comprometimento, tudo isso forma um pacote muito interessante de se observar em um jovem advogado.

O Direito está numa evolução constante e você também precisa estar. Mais ainda num início que você precisa cavar os seus espaços.

O aprendizado pode lhe ajudar a ser mais criativos, encontrar novas soluções para os desafios e lhe ajudar a obter uma compreensão mais profunda do mundo profissional.

Não se esqueça, à medida que você avança na carreira, é importante lembrar que sua marca pessoal pode crescer e mudar junto com você. Nós, seres humanos não somos estáticos, nem a nossa marca deve ser.  Reserve um tempo entender os seus objetivos iniciais, procure desenvolver o seu networking, busque um mentor, praticar as suas habilidades de comunicação (escrita e falada) e monitorar sua presença on-line.

Com estes passos, você está plantando um caminho muito promissor para o seu sucesso profissional.

Leia também:

https://thelemacoaching.com.br/pessoas-de-sucesso-comecam-antes-de-se-sentirem-prontas/