Blog

Marca Pessoal versus Autopromoção

Marca Pessoal versus Autopromoção

Muitos profissionais confundem este conceito por presenciarem estes indivíduos que atuam como se os meios justificassem os fins e acabam adotando uma posição diametralmente contrária, por não quererem se parecer com eles.

Primeiro, é importante deixar claro que o marqueteiro é aquele profissional exagerado, que tira proveito de tudo e de todos para se autopromover, sem se importar em quem precisa  “pisar” para chegar ao objetivo.

Infelizmente, muitos chegam ao topo dessa maneira e a tendência é continuar fazendo isso enquanto quem estiver lá em cima não souber reconhecer a diferença entre o que é real, do que é teatral. Isso, naturalmente, traz bastante nocividade para um ambiente de trabalho.

A explicação mais lógica para isso acontecer é pela matemática inversamente proporcional entre oportunidades de cargos versus quantidade de pessoas para ocupá-los. Portanto, quando mais tiverem pessoas atingindo maior senioridade, menos posições abertas existirão.

Portanto, como atingir um cargo desses, se o funil é tão estreito?

É aí que começa esta atitude desses profissionais que precisam de alguma forma impressionar as pessoas que estão nas mais altas posições com ações e comportamentos para superar os demais.

Contudo, para ter sucesso na sua carreira ressignifique o que é marketing pessoal e autopromoção.

Em todos os lugares, existem profissionais verdadeiramente competentes, com integridade, responsabilidade, comprometimento, dedicados a crescer de forma honesta e ética.

Contudo, costumamos olhar mais para aquela maçã podre que vende uma imagem que não conseguem entregar. E isto não tem relação com a autopromoção e sim com o perfil daquele que se promoveu.

Tenha em mente que você pode promover o seu trabalho respeitando os seus valores, sem precisar passar por cima de ninguém para que isso seja notado e lhe traga bons resultados. Este investimento nesta construção da sua marca certamente gerará uma progressão de carreira mais rápida.

Outros posts sobre o assunto:

https://thelemacoaching.com.br/marca-pessoal-para-o-jovem-advogado/

https://thelemacoaching.com.br/marca-pessoal-comunicacao-com-as-liderancas/