Blog

Pessoas de sucesso começam antes de se sentirem prontas

Certa vez, li uma entrevista do Richard Branson, fundador da Virgin e um dos maiores empreendedores do mundo, ele disse o seguinte:

“Eu tinha vinte e tantos anos e tinha um negócio, mas ninguém sabia quem eu era na época. Eu estava indo para as Ilhas Virgens e tinha uma garota muito bonita esperando por mim, então estava, determinado a chegar lá a tempo.

No aeroporto, meu voo para as Ilhas Virgens foi cancelado por causa de manutenção ou algo assim. Foi o último voo naquela noite. Eu pensei que isso era um absurdo, eu não podia perder aquele voo, então fui alugar um avião particular para me levar às Ilhas Virgens, mas eu confesso que eu não tinha dinheiro para fazê-lo.

Então, peguei uma pequena lousa e escrevi “Virgin Airlines. US$ 29. ”E fui até o grupo de pessoas que estavam no voo cancelado. Vendi ingressos para o restante dos assentos do avião, usei o dinheiro deles para pagar o avião fretado e todos nós fomos juntos para lá, para as Ilhas Virgens naquela noite. ”

Richard Branson não diz apenas coisas como: “Apenas siga em frente”. Ele realmente vive sua vida dessa maneira. Ele largou a escola aos 15, depois de iniciar um negócio. Ele assinou o Sex Pistols para sua gravadora, quando todo mundo diz que é muito controverso. Ele freta um avião, quando não tem dinheiro.

Quando todos os outros recusam ou apresentam justificativas para não ser a hora certa, ele descobre como parar de procrastinar e dar o primeiro passo – mesmo que pareça estranho.

Comece agora

Richard Branson é um exemplo extremo, mas todos nós podemos aprender algo com sua abordagem.

Se você deseja resumir os hábitos das pessoas de sucesso em uma frase, é esta aqui: as pessoas de sucesso começam antes de se sentirem prontas.

Uma pessoa que, de fato, encarnou a ideia de começar antes de se sentir pronto para fazê-lo, é ele. O próprio nome do seu império comercial, Virgin, foi escolhido porque, quando ele começou com os seus parceiros, eram “virgens” quando se tratava de negócios.

Se hoje ele é dono de um império de mais de 400 empresas (que atuam em áreas como aviação, hotelaria e aeroespecial não é possível que ele se sinta preparado, qualificado e pronto para iniciar todos eles.

Ele nunca havia pilotado um avião e não sabia nada sobre a engenharia de aviões, mas fundou uma companhia aérea de qualquer maneira. Ele é um exemplo perfeito de por que os escolhidos se escolhem.

A verdade é que se você estiver trabalhando em algo importante, nunca se sentirá pronto. Um efeito colateral de fazer um trabalho desafiador é que você é atraído pela emoção e empurrado pela confusão ao mesmo tempo.

Você é obrigado a se sentir inseguro, despreparado e desqualificado. Mas deixa eu te dizer uma coisa: o que você tem agora é suficiente. Você pode planejar, adiar e revisar tudo o que quiser, mas confie em mim, o que você tem agora é suficiente para começar. Não importa se você está tentando iniciar um negócio, perder peso, escrever um livro ou alcançar vários objetivos … quem você é, o que tem e o que sabe agora é bom o suficiente para seguir em frente.

A maioria de nós começa sempre no mesmo lugar: sem dinheiro, sem recursos, sem contatos, sem experiência. A diferença é que algumas pessoas – os vencedores – optam por começar de qualquer maneira.

Não importa onde você esteja no mundo e independentemente do que esteja trabalhando, espero que comece antes de se sentir pronto.

Conheço várias pessoas que acabam sempre fazendo cursos e mais cursos e mais cursos e mais cursos e nunca estão prontas. É importante que você tenha coragem de assumir as suas vulnerabilidades e dê esse passo.