Blog

Quais são os fatores de sucesso mais impactantes em sua vida e em sua carreira na advocacia?

Quais são os fatores de sucesso mais impactantes em sua vida e em sua carreira na advocacia?

Entendê-los pode lhe ajudar a se concentrar nas áreas certas de seu desenvolvimento pessoal e torná-lo mais bem-sucedido não só na carreira, como também em sua vida em geral.

Isso é importante, porque cada vez mais, o profissional tem menos tempo a perder. Por isso, concentrar seus esforços onde se pode ter o maior impacto, é bem relevante.

Em nossas vidas, fomos condicionados a acreditar que pessoas inteligentes e que trabalham arduamente têm sucesso.

Acontece que uma pesquisa do Carnegie Institute of Technology descobriu que a inteligência emocional é um fator de sucesso muito mais importante do que a inteligêncialógica, que é a padrão, quando se trata de sucesso financeiro. Essa pesquisa mostrou que 85% do sucesso financeiro de um profissional vem de suas soft skills e apenas 15% vem do conhecimento técnico.

 Ou seja, a inteligência relacionada ao QI pode te levar, mas a relacionada ao QE te leva ao topo.

 A boa notícia é que, ao contrário do QI, estes traços positivos de personalidade podem ser aprendidos, construídos e fortalecidos ao longo do tempo.

E quais são eles? 

1. Autocontrole

O autocontrole é a capacidade de responder a situações negativas de maneira racional, em vez de emocionalmente. Ter tempo para pensar antes de agir é o primeiro passo para o sucesso em qualquer área da sua vida.

2. Mentalidade de Crescimento

Pessoas com uma mentalidade de crescimento recebem desafios e contratempos de braços abertos.

3. Resiliência

Em vez de sucumbir ao fracasso, pessoas resilientes aceitam aquilo que deu errado e buscam novas maneiras de resolver o problema, tendo muito mais sucesso.

4. Paixão

Paixão é aquilo que lhe leva ao sucesso. Perseguir algo apenas porque você é bom em determinada coisa, ao invés de ser apaixonado ela, dificilmente te levará ao topo.

5. Empatia

Colocar-se no lugar de colegas e clientes não só gera conexão com o reduz as tensões. Melhorando e muito as relações.

 6. Responsabilidade 

Pessoas responsáveis são disciplinadas, complacentes e excelentes no planejamento. Ao invés de assumir que eles já são dotados de tudo o que precisam, eles se esforçam conscientemente para garantir que isso aconteça.

7. Abertura a novas experiências

Se você é curioso sobre o como e o porquê das coisas e gosta de explicações sobre isso, você tem 4x mais chances de ser bem sucedido do que profissionais que não se interessam pelo tema.

8. Habilidades Sociais 

Fazer networking, saber trabalhar em equipe e aproximar as pessoas são habilidades fantásticas em um mundo em que o “relacionamento” virou uma palavra-chave para ser bem-sucedido.

Como está o seu desenvolvimento nestas competências?