Blog

Timidez e Advocacia. Como faz?

Timidez e Advocacia. Como faz?

Sobre esta questão de desenvolver a sua marca pessoal. Um grande limitador que vejo para muitos advogados é essa tal timidez.

Gente, timidez é uma característica que não é boa ou ruim. Ela pode lhe preservar em certos momentos e naturalmente te prejudicar em outros. Como você lida com ela é que o problema. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que esta característica não é algema, corrente, corda, âncora. Timidez é um estado tem a ver com aceitação. É uma vergonha do julgamento dos outros em relação a você.

Muitas pessoas introvertidas confundem esta característica com timidez.

Para você entender melhor, vamos falar sobre introversão e extroversão. A pessoa extrovertida tende a ser mais expansiva, comunicativa, é aquela da turma da bagunça quando está no meio dos outros. Já a pessoa introvertida é um pouco mais quieta, reservada, mas não significa que ela não fala ou não se comunica. Eu sou uma pessoa introvertida, mas quando tenho que me comunicar. Segura…

Alias, neste sentido, pessoas introvertidas têm pontos fortes muito altos para terem sucesso na vida.

Existe um livro da Susan Cain “Silêncio – O Poder dos Introvertidos Num Mundo Que Não Para de Falar, em que ela aborda estes pontos e dizendo o seguinte:

O silêncio e a introspecção são ingredientes fundamentais para que um profissional use a criatividade, a persistência e a moderação para assumir riscos. Sem esses elementos, os resultados pessoais e corporativos ficarão prejudicados. A criatividade depende da reflexão e da quietude para se desenvolver. Da mesma forma, o barulho dissipa a persistência, o que faz as pessoas desistirem mais facilmente de pensar em soluções melhores para resolver algumas questões de forma mais inusitada e, acima de tudo, assertiva.

Ou seja, os introvertidos são igualmente tão poderosos quanto os extrovertidos, mas da sua maneira. E este é grande ponto.

VOCÊ NÃO PRECISA MUDAR SEU JEITO. Você pode e deve respeitar a sua PERSONALIDADE. ⠀⠀⠀

Agora, em relação a timidez, ela tem a ver com baixa autoestima, insegurança, síndrome do impostor, vergonha, etc. Mas sabe como a gente começa a quebrar isso? Parando de se justificar em cima deste problema e começando a agir aos pouquinhos, como tudo na vida. O grande erro da maior parte das pessoas é acreditar que toda mudança tem que ser da água para o vinho, uma pegada do 0 para os 180.

Mas, gente, até o mundo foi construído em 7 dias. A vida tem um processo.

Comece aos poucos sempre. Se você quer se fortalecer. Este é o grande segredo. Devagar e sempre. Mas devagar. Depois, a medida que você vai ganhando corpo, vai tomando atitudes mais ousadas.

Mas comece a dizer para si mesmo que você consegue se comunicar bem e  que consegue passar sua mensagem. Que você é capaz! Porque como diz a frase de Henry Ford: se você acredita que pode e se acredita que não pode, está certo. Então, vamos começar?

*********************************************************************

Quer saber mais sobre este tema, leia também:https://thelemacoaching.com.br/voce-e-um-advogado-introvertido/