Blog

Trate a sua Carreira como um Pequeno Negócio

Grande parte dos advogados que conheço esquecem de tratar a sua carreira como um pequeno negócio. Pare e reflita: será que a sua carreira é diferente de uma pequena empresa? Você tem um produto (você), que está vendendo para seu público (seu empregador ou seu cliente). Portanto, é necessário começar a enxergá-la assim.

Como negócio, o seu objetivo é sobreviver e vender o seu produto pelo maior valor possível. Se você se comportar assim, certamente, irá muito longe.

Sou coach e mentora para advogados há vários anos e tenho visto inúmeros profissionais do direito com graves problemas no mercado, porque não administram bem as suas carreiras. Hoje em dia, isso está cada vez mais fácil de se notar. Redes sociais malcuidadas, currículos mal feitos, língua portuguesa assassinada, estes são exemplos básicos que posso lhes dar.

Assim como as empresas tomam decisões ruins que acabam as deixando para trás, os profissionais que assim se comportam, também acabam tendo grandes problemas.

Portanto, se você quer tratar a sua carreira como um negócio, considere os seguintes pontos:

  • Primeiro, você precisa ter um produto comercializável. Se você é um advogado especialista em contencioso de massa ou em qualquer outra área muito operacional que já vem sendo substituída pela tecnologia, é importante se reposicionar. As mudanças no mercado estão acontecendo de maneira veloz. Estar atento às tendências, acompanhar o que está ocorrendo e analisar se o seu produto tem demanda no mercado, hoje em dia, são atitudes cruciais.
  • Em segundo lugar, você precisa entender a importância da sua “marca”. Tudo o que você faz na sua carreira, irá impactá-la. Pós-graduação, curso de inglês, estudo, leitura e desenvolvimento de habilidades comportamentais são uma excelente maneira de potencializá-la para o mercado jurídico. No mundo de hoje, não se pode mais parar.
  • Em terceiro lugar, você precisa saber como comercializar o seu produto para ter a melhor chance de sucesso possível. Usar as redes sociais a seu favor, desenvolver networking, criar conteúdo de qualidade, participar de eventos, tudo isso impressiona o mercado para obter o maior número de vendas, ou seja, obter mais ofertas de emprego ou gerar mais negócios em relação a clientes.

Tenha também em mente que você molda a sua marca tanto pelas coisas que você faz, quanto pelas que não faz. O tipo de organização em que trabalhou, por quanto tempo ficou, as promoções que obteve, as demissões que sofreu, os artigos que escreveu e a motivação que apresenta fazem parte da sua estratégia de negócios.

Da mesma forma, a área geográfica em que se encontra, a oportunidade de crescimento na empresa em que trabalha, a posição desta organização no mercado são mais exemplos de fatores que devem ser levados em conta ao administrar a sua pequena empresa.

Portanto, pense no tipo de marca que você deseja cuidadosamente e assegure-se de gerenciá-la da melhor forma possível.

Use os princípios de um pequeno negócio para se promover. Identifique mercados para o seu produto e reconheça a importância de sua marca. Desta maneira, você terá muito mais chances de ter sucesso em sua carreira.

***************

🚀 Instagram: @thelemacoaching

🚀 Youtube: https://www.youtube.com/thelemacoachingparaadvogados

🚀 Quer ajudar amigos, fazer com que estas informações cheguem longe? Compartilhe em suas redes.

🚀 E se quiser fazer parte do Whatsapp da Thelema Coaching para receber muito mais dicas para a sua carreira, clica no link conteudo-thelemacoaching.com.br/ig/ e se inscreva. Já tem um monte de gente aproveitando as nossas dicas por lá!